Quando uma empresa abre o capital, ou seja, registra suas ações pela primeira vez para negociação em mercado de balcão organizado e bolsas de valores, ela está fazendo um Initial Public Offering ou IPO. Com isso ela possibilita que outras pessoas sejam sócias de seu negócio.
Para realizar um IPO a empresa precisa ser de capital aberto. Para ser de capital aberto é necessário solicitar autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para obter o registro de Companhia Aberta.
A empresa deve também cumprir uma série de exigências que visam dar proteção aos novos sócios (acionistas minoritários) e estar constituída na forma jurídica de uma sociedade anônima.
A oferta pública de ações envolve várias etapas, como definição do preço de emissão, montante a ser captado, adaptação de estatutos sociais, contratação de instituição para efetuar a colocação das ações junto ao mercado, registro na CVM e na bolsa de valores, marketing da operação, adoção de uma política de disclosure de informações e procedimentos legais.
Fonte: Anbima
|