Provento é o nome dado aos benefícios e remunerações que as empresas concedem aos seus acionistas. Os proventos variam entre as empresas, pois eles são concedidos de acordo com a política de cada empresa.
Parcela do lucro apurado pela empresa que é distribuído aos seus acionistas no encerramento do exercício social. De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas as empresas devem distribuir em forma de dividendos pelo menos 25% do lucro líquido apurado em cada exercício social. O dividendo pago às ações preferenciais deve ser no mínimo 10% superior ao pago às ações ordinárias.
Remunera o acionista pelo capital investido na sociedade, como se o acionista fosse um financiador externo. É calculado sobre o valor do Patrimônio Líquido e o valor pago ao acionista é limitado à TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Para o acionista, é tributado na fonte em 15%.
Bonificação são novas ações que a empresa emite e distribui proporcionalmente entre seus acionistas. Essa emissão é feita quando as reservas legais são incorporadas ao capital social da empresa.
A subscrição é um direito do acionista que tem o objetivo de manter a participação constante após uma nova emissão de ações no mercado. Por exemplo, se um acionista é dono de 10% das ações de uma empresa, ele terá o direito de comprar 10% da emissão de novas ações.
Split é o desdobramento das ações existentes de uma empresa. Por exemplo, se uma empresa que possui 10.000 ações cotadas a R$10,00 cada fizer um split 1:2 ela passará a ter 20.000 ações cotadas a R$ 5,00 cada.